Prospenomia

Prospenomia (Prospenomics em inglês) é o estudo da prosperidade e seus geradores, a fim de traçar um caminho para a Pós-Escassez. Através de uma abordagem económica e social que transcende os paradigmas convencionais da teoria económica conhecida, que tem uma abundância relativamente baixa à custa de um trabalho árduo e ineficiente, e não consegue distribuir o bem-estar entre os homens, dando pouca ou nenhuma atenção aos resíduos e caos gerados no planeta. O campo de estudo da porspenomia, desenvolvido por Luiz Pagano, surge da necessidade urgente de repensar os modelos económicos e sociais atuais e para isso devemos estudar todas as formas conhecidas de prosperidade, desde decisões inteligentes tomadas na antiguidade, bem como as ficções de Gene Roddenberry de Star Trek, que vislumbra um futuro em em que a prosperidade é abundante, não se usa mais frações monetárias para a troca de bens e serviços, e as pessoas trabalham para satisfazer seus talentos e ambições de elevação pessoal; ou também a de Buckminster Fuller, em que a prosperidade não se limitava apenas à acumulação de riqueza material ou ao crescimento económico, mas era uma questão de garantir bem-estar e sustentabilidade para todas as formas de vida no planeta. BASIC ARGUMENT OF PROSPENOMICS/PROSENOMY by Luiz Pagano, Setembro de 2007

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Passos rumo a um mundo prospenômico

 


Desde a iniciativa, na década de 1940, de elaborar e instituir uma Declaração Universal dos Direitos Humanos, nenhuma outra ação foi tomada com o objetivo de orientar nossas ações no planeta para que caminhemos juntos em direção a um panorama melhor do que aquele em que vivemos. atualmente ao vivo.


Do ponto de vista prospenômico, essas são reflexões e ações que podem nos levar a um mundo melhor:

Individualmente

- Que possamos entender que cada indíviduo tem multiplas complexidades, tal como mini universos que busacam interagir em grupos. Que entendamos também a complexidade da convivência de dois ou mais indivíduos, promovendo constantemente o bem estar do planeta, dos outros seres viventes e por fim, de outros seres conscientes, nessa ordem de prioridade, gerando abudnância e equilíbrio.

- Que cada indivíduo tenha consciência de que estamos em um planeta hermético, e que cada ação tem ou terá suas repercussões, aqui mesmo, agora ou depois, portanto nos comportando como parte de uma Sociedade Prospenômica;

- O princípio IDIC, acrônimo para Diversidade Infinita em Combinações Infinitas, é a base da filosofia Prospenômica. Devemos não apenas respeitar, mas também promover novas idéias e debates.

- Que cada indivíduo tenha consciência de que tudo e todos estão sujeitos á melhora, num processo contínuo e ininterrupto. Estimula-se  a vontade de crescer e de superar-se como indivíduo, promover a abundância de recursos para sí e para o próximo, em todos os ambitos da existência, desde que esse processo não afete negativamente, o planeta, outros seres vivos, e por fim os outros seres humanos, nessa ordem de prioridades.

- Uma vez que reconheçamos que somos os seres dotados de grande consciência, abundância de recurssos, temos responsabilidades diretas para com os de menor razão, menores posses, tornando-nos assim em mestres e tutores num processo contínuo.

- A prospenomia não é um modelo social fixo estático, como a evolução darwiniana, deve estar em constante mudança e deve respeitar regras acima.

Em grupo

-Socialize e ressocialize quantas vezes for necessário.

Que tenhamos consciência de que a aprendizagem é um processo ininterrupto, e o sistema educacional deve seguir esse raciocínio através da formação e socialização contínua, até o final da vida de cada Agente Prospenômico.

A aprendizagem e a socialização devem ser integradas no sistema de reabilitação de infratores. Reconhecendo hoje que nosso sistema prisional é altamente falho, seu reajuste deve ser imperativo.

Como as informações são cada vez mais abundantes e disponíveis, o sistema educacional não deve obrigar os alunos a memorizá-las, mas sim, eles devem ter orientações sobre como utilizar tais informações, com o objetivo de promover ações, por parte dos Agentes Prospenômicos, de forma assertiva, a fim de melhorar sua qualidade de vida e a do planeta.

Pensar diferente não é sinal de desunião, muito pelo contrário, a evolução da nossa sociedade advem da diversidade. O debate é encorajado, e que sejam asseguradas todas as garantias nescessárias para que o grupo continue coeso. Todo ser merece ser respeitado e acolhido. 

-Administração pública.

- Modelos econômicos como o Liberalismo, Capitalismo, Socialismo, Comunismo, Anarquia etc. serviram a seus propósitos no passado, mas vem se mostrando cada vez mais inadequados para os dias de hoje, são estáticos e desenhados para tempos e propósitos antigos – devemos sempre considerar novos modelos para melhor atender às necessidades evolutivas do planeta, dos seres vivos e por fim, dos seres humanos;

- O mundo evolui de forma desigual nos pontos de vista tecnológico e moral, ambos são acometidos de levações, estagnação e retrocessos - devemos zelar pela elevação de ambos.

- Devemos nos indignar com qualquer administração pública que envolva qualquer forma de corrupção, autoserviência e inépcia. A liderança de um grupo deve servir aos interesses da prosperidade do grupo, não de seus líderes;

- Mesmo que ainda não tenhamos nenhum outro ser vivo tão próximo do nosso estado de consciência, temos o dever moral de acompanhá-los em suas etapas evolutivas, bem como acolher qualquer outra forma de exointeligência com a qual possamos interagir, independentemente de seu grau de consciência, maior ou menor que o nosso;

- Uma vez que entendamos e aceitemos as necessidades religiosas de cada indivíduo, que respeitemos suas formas de cultos e práticas, assim como entendamos que as religiões são as principais causas de desavenças no planeta ao longo do tempo, causando mortes e misérias por mera falta de diálogo e tolerância, sugerimos a criação de comitês de autorregulação, liderados por praticantes das mesmas, com o objetivo de promover a união e o respeito mútuo, acompanhar e manter o equilíbrio entre elas ao redor do mundo, para que se transformem efetivos agentes prospenômicos.

- Finalmente o conceito básico

Uma vez que todos buscam melhor qualidade de vida a prospenomia é inerente, a partir do momento que você é exposto a esses fatos e se identifica com um ou mais pontos, começa a agir como um agente prospenômico, num infinito processo de aperfeiçoamento. A mudança é pessoal e demora o tempo que for nescessário, diferentemente para cada indivíduo, acontecendo por reflexão, nunca por imposição ou força bruta.

Devemos entender que o conceito de prosperidade é diferente de riqueza, pois é uma premissa de viver bem que deve ser escrita como uma equação em funcção da variável de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Homem de Utopia e o Homem da Prospenomia

  “O fato é que uma imagem, a capa do álbum "The Man from Utopia" de Frank Zappa, apresentando Ranxerox, o herói que eu achava que...