Prospenomia

Prospenomia (Prospenomics em inglês) é o estudo da prosperidade e seus geradores, a fim de traçar um caminho para a Pós-Escassez. Através de uma abordagem económica e social que transcende os paradigmas convencionais da teoria económica conhecida, que tem uma abundância relativamente baixa à custa de um trabalho árduo e ineficiente, e não consegue distribuir o bem-estar entre os homens, dando pouca ou nenhuma atenção aos resíduos e caos gerados no planeta. O campo de estudo da porspenomia, desenvolvido por Luiz Pagano, surge da necessidade urgente de repensar os modelos económicos e sociais atuais e para isso devemos estudar todas as formas conhecidas de prosperidade, desde decisões inteligentes tomadas na antiguidade, bem como as ficções de Gene Roddenberry de Star Trek, que vislumbra um futuro em em que a prosperidade é abundante, não se usa mais frações monetárias para a troca de bens e serviços, e as pessoas trabalham para satisfazer seus talentos e ambições de elevação pessoal; ou também a de Buckminster Fuller, em que a prosperidade não se limitava apenas à acumulação de riqueza material ou ao crescimento económico, mas era uma questão de garantir bem-estar e sustentabilidade para todas as formas de vida no planeta. BASIC ARGUMENT OF PROSPENOMICS/PROSENOMY by Luiz Pagano, Setembro de 2007

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Prosperidade todo mundo quer mas ninguém sabe o que é

 

A reforma interior só começa realmente a se efetivar quando alinhamos nossa existência com o conhecimento de quem somos e de onde cada um de nós veio. Para descobrir quem somos, basta boa vontade e humildade. 


Existem muitos caminhos e fontes para quem já está procurando, entre eles o mais eficiente é o estudo das ocorrências cotidianas:

1- Se você pratica o acúmulo de riqueza por meio de ações que causam dano, sofrimento ou exploração de terceiros, reavalie sua conduta e saiba que você é apenas rico, mas não é próspero;

2- Se suas atividades econômicas agridem o meio ambiente ou degradam a vida de outras formas de vida no planeta - reavalie sua conduta e saiba que além de não ser próspero, você é inconsequente;

3-Se você participa do desenvolvimento e uso de processos ou tecnologias que não possuem manejo sustentável de recursos e equilíbrio ecológico, reavalie sua conduta e saiba que isso pode ser tão prejudicial quanto os dois pontos acima;

4-Se suas atividades não priorizam o envolvimento da comunidade, promovendo a coesão social e o desenvolvimento inclusivo, reavalie sua conduta e saiba que isso pode ser tão prejudicial quanto os três pontos acima;

As propostas prospenomicas buscam criar um sistema econômico mais sustentável e compassivo, incentivando indivíduos e entidades a agirem de maneira responsável e ética. O objetivo é promover um comportamento positivo por meio de educação, conscientização e incentivos, em vez de punição ou coerção.

A prosperidade é um estado de bem-estar caracterizado pelo florescimento econômico e social, juntamente com uma sensação de realização pessoal e felicidade. No contexto da Prospenomics, a prosperidade não é medida simplesmente pela riqueza material ou pelo crescimento econômico, mas sim por uma visão holística do bem-estar que engloba fatores sociais, ambientais e culturais.

Em uma sociedade prospenômica, a prosperidade é alcançada por meio da gestão sustentável de recursos, distribuição equitativa de riqueza e desenvolvimento inclusivo que beneficia todos os membros da sociedade, incluindo as gerações futuras. É um estado no qual indivíduos e comunidades têm acesso aos recursos e oportunidades necessários para viver vidas plenas, sem comprometer o bem-estar de outras pessoas ou do meio ambiente.

A prosperidade pode assumir muitas formas, incluindo prosperidade econômica, prosperidade social, prosperidade cultural e prosperidade ambiental. Em uma sociedade prospenômica, todas essas formas de prosperidade estão interconectadas e interdependentes, e o bem-estar de um aspecto depende do bem-estar dos outros.

No geral, a prosperidade em uma sociedade Prospenomic não é simplesmente acumular riqueza material ou crescimento econômico, mas sim criar uma sociedade sustentável e inclusiva na qual todos os membros possam prosperar e florescer, tanto individual quanto coletivamente.

O Planeta Prospenomia

Pelo que vejo, eu não sou o único a usar o termo prospenomia (prospenomics) 

Em seu livro Dinero ¿estás ahí? Mover nuestra conciencia hacia la abundancia da Editora Kolima, o professor Jean Guillaume Salles apresenta a história fictícia do planeta Prospenomia, na qual o planeta foi criado pelos deuses para abrigar seres que desejavam reconectar-se com sua parte divina. No entanto, a vida em Prospenomia era hostil, e os habitantes precisavam ir além dos seus cinco sentidos para encontrar harmonia e conexão com todas as formas de vida do planeta. 

Através dessa reconexão, os habitantes alcançavam um estado de aceitação irracional e amor, transformando a vida em Prospenomia em um jogo emocionante e harmonioso. A história sugere que Prospenomia se tornou uma escola para aqueles que buscavam aprender essa forma de vida, levando-os a compartilhar essa sabedoria com outros planetas da galáxia. 

...

"Esta es la historia del planeta Prospenomia.

Prospenomia fue creado por los dioses para alojar a los seres que querían recuperar la unidad con su parte divina. Así, todos los seres que vivían en Prospenomia habían ido allí por decisión propia plena y completa. Pero la vida en el planeta era hostil. Los dioses, como finos estrategas, lo habían concebido de tal modo que si los seres que vivían en él limitaban su percepción a sus cinco sentidos, su vida allí sería insoportable.

Planeta Prospenomiapor el Profesor Jean Guillaume Salles

En efecto, el planeta fue creado con el objetivo -recordémoslo- de que todos los seres que lo poblaban recuperasen su conexión con su divinidad. Así, para los seres que llamaban «la realidad>> a lo que percibían a través de sus cinco sentidos, la vida rápidamente se convertía en una pesadilla.

Pero lo que no habían previsto los dioses es que, aunque todos los seres que iban a aquel planeta lo hacían por propia voluntad y con la intención de reconectarse con su parte divina, rápidamente olvidaban aquello para lo que habían ido allí y soportaban pasivamente y con resignada fatalidad esa vida hostil. Como si una densa bruma invadiese sus mentes, que se iban anestesiando cada vez de manera más profunda.

Los dioses observaban con paciencia, con la esperanza de que al menos se despertaran unos cuantos, pero eso no ocurría. Así que decidieron acudir en su ayuda y disiparon esa extraña bruma que invadía las montes La vida   Prospenomia era tan dura que generaba gran sufrimiento, el cual a su vez producía esa densa bruma para la mente.

Tras haberse disipado la bruma, rápidamente algunos seres se despertaron.

Esos seres supieron mirar más allá de sus cinco sentidos para encontrar soluciones al reto que representaba la vida en Prospenomia.

Los dioses habían instalado en el mundo invisible una red que conectaba entre sí todas las formas de vida del planeta. Así, los seres que supieron ir más allá de sus cinco sentidos quedaban inmediatamente conectados con todas las formas de vida que existían en Prospenomia.

Al principio esto era un shock para el que se reconectaba; muchas veces aparecía el miedo a volverse loco, luego venía un derrumbe de todas las creencias relativas a la realidad y a cómo debía vivirse la vida. Si ese ser era capaz de atravesar todo eso, completaba la experiencia de estar conectado, más allá del espacio y del tiempo, con todas las formas de vida que había en el planeta. Y el que se reconectaba recuperaba también la memoria del objetivo que traía al venir a Prospenomia.

Entonces, para ese ser ya reconectado, la vida empezaba a fluir de manera sincrónica, más allá de toda lógica. Así, el miedo cedía el sitio al amor, el placer sustituía al deseo y más allá de todo aquello se instalaba un profundo estado de aceptación irracional de todo lo que es. A todo aquel que estaba reconectado con la red invisible, ese estado le permitía saber a cada instante todo lo que era útil para su supervivencia, su alegría y su conciencia. Y entonces la vida en Prospenomia se convertía rápidamente en un apasionante juego.

La red invisible estaba tejida de tal manera que cada vez que un ser se reconectaba, la malla adquiría más fuerza, y a los que aún estaban «dormidos» se les hacía más fácil reconectarse.

Así, como estrellas que se encienden en el cielo, las conciencias de los seres de Prospenomia se iluminaron con aquella reconexión.

En poquísimo tiempo la vida en Prospenomia pasó de la hostilidad y la ferocidad a una armonía en la que se respetaban todas las formas de vida, con la pujanza de un gozo palpitante que iluminaba la conciencia de cada ser.

Entonces Prospenomia se transformó en un planeta-escuela para todos los seres deseosos de aprender esa forma de vida. Algunos venían por sí mismos y otros para llevar esa enseñanza a otros planetas de la galaxia. Pero eso es otra historia… Amigo lector, te traigo una buena noticia: tienes en tus manos la guía práctica de Prospenomia. ¡¿Vamos?!

---

O conceito apresentado pelo professor Jean Guillaume Salles sobre Prospenomia pode se integrar ao qual apresento o tema, numa perspectiva de harmonia, conexão e transcendência. Assim como os habitantes de Prospenomia precisavam ir além dos seus cinco sentidos para encontrar equilíbrio e paz, sua abordagem pode enfatizar a importância de olhar além das estruturas convencionais para encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios econômicos e sociais. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Homem de Utopia e o Homem da Prospenomia

  “O fato é que uma imagem, a capa do álbum "The Man from Utopia" de Frank Zappa, apresentando Ranxerox, o herói que eu achava que...